sábado, 23 de junho de 2012

COMPENSADO NAVAL

Achar o compensado naval para a construção do barco aqui no Brasil não foi fácil. Como a construção naval com esse tipo de compensado não é algo comum por aqui, normalmente os compensados navais são vendidos para a fabricação de móveis expostos à umidade e interiores de barcos. Nestas condições, o compensado ideal é o compensado naval de cedro, pois a madeira é mais resistente à umidade assim como a cola fenólica característica do compensado naval.
No entanto, para a utilização estrutural do compensado naval, mais importante que o tipo de madeira utilizado é a qualidade de fabricação do compensado. Para isso há normas mais rígidas de fabricação tanto nacionais (ABNT) quanto internacionais. O grande diferencial do compensado de maior qualidade está na multilaminação que elimina as "janelas"ou pequenos buracos nas camadas interiores ao compensado. Como o processo de fabricação naval com compensado envolve a utilização do epoxi que sela o compensado da umidade externa, protegendo a madeira. Dessa maneira um compensado fabricado nos padrões AA possui a melhor qualidade estrutural.

selo da ABIMCI

Após pesquisar em muitas lojas de madeira aqui em São Paulo, nunca encontrei esse tipo de compensado naval. Encontrei sim, outros tipos, para movelaria de cedro ou de virola, sempre com janelas e nas medidas inconvenientes de 1,60 x 2,20 m que não atendem aos requisitos para a construção do casco.
Segui adiante com minha pesquisa na internet e descobri que muitas empresas no Paraná fabricam o compensado multilaminado de acordo com os padrões de qualidade e na medida de 2,44 x 1,22 m, todos feitos em pinus reflorestado. Na Europa e nos EUA normalmente vendem o compensado de Okoume que é uma árvore africana da qual os compensados são feitos.Como madeira ela não tem grandes qualidades, mas visualmente tem um acabamento limpo de nós diferente do pinus.


Compensado Naval de Okoume BS1088 (selo britânico)


Por outro lado o pinus possui fibras longas o que melhora sua qualidade estrutural além de ser uma madeira leve. Visualmente possui nós.

Compensado Naval de Pinus AA

Outro fato que podemos considerar é a utilização de madeira reflorestada e não extraída de matas como é o caso do Cedro que já está desaparecendo ou a Virola que é uma árvore da Amazônia.

Assim para meu barco decidi pelo compensado de melhor qualidade de fabricação e estrutural e na parte interior do casco, onde terei a madeira aparente, na verdade achei bem legal que seja o pinus aparente, porque eu acho ela bem bonita e não me importo com alguns nós. Depois quando for comprar as madeiras para as bordas laterais e cana de leme escolho outro tipo que complemente o acabamento do barco.
Por fim minha pesquisa me levou a descobrir que esses multilaminados de melhor qualidade são utilizados em:

  1. Formas de concreto para a construção civil;
  2. Formas para máquinas que fabricam peças de concreto;
  3. Pisos de baús de caminhões e de containers.
A partir daí cheguei a um representante de uma fábrica de compensados do Paraná, a Formaplan, que possui um escritório aqui em São Paulo e consegui fechar um pedido das minhas chapas de compensado naval. Serão entregues onde será feito o corte em router.
No próximo post falarei sobre o corte em Router CNC.

Até a próxima!