Como ainda não recebi o cab-o-sil que comprei para engrossar o epoxi para colar as metades do casco, resolvi adiantar a aplicação da resina líquida nos assentos de proa e popa. Já que uma vez instalados eles ficarão inacessíveis dentro das caixas estanques de flutuação.
Comprei umas jarras com marcação de ml para fazer a mistura na proporção certa. Funcionou bem e forma uma resina bem líquida de fácil aplicação. Obviamente não sabia a quantidade necessária e acabei desperdiçando um pouco.
Apliquei nas tampas, depois colei uma camada de madeira que havia descolado do assento central.
Depois da aplicação direta reservei um pouco para fazer a mistura com serragem de madeira em pó. Cheguei a uma consistência tipo mostarda. Apliquei em alguns buracos de camadas que estavam soltas do assento central.
Esse problema surgiu com as peças feitas a partir da placa de 9mm. Aparentemente a camada externa de madeira dessa placa de compensado não aderiu bem no processo de fabricação. Como eram poucas partes retirei a madeira solta para preencher com resina engrossada com a serragem.
Tudo funcionou bem, sem grandes problemas.
Abaixo vocês podem ver as fotos.
Aproveitei o tempo que sobrou para paralelamente desmontar o esqui e lixar a parte de madeira. Precisarei comprar uma lixa mais grossa que a 80 para tirar de maneira mais efetiva o verniz velho.
Lavei as borrachas e estão em ótimo estado. As partes metálicas de alumínio receberão uma limpeza com produtos adequados. Entreguei esta missão minha esposa.
Semana que vem espero colar as metades do casco. Se tudo der certo dia 25/08 começo a costurar o casco.
Algumas fotos estão desfocadas. Tirei as fotos com o celular e a lente estava suja.
Até a próxima!!
Resina e endurecedor
Assento de proa com primeira mão de resina aplicada
Assento de popa com primeira demão de resina
Assento central com resina engrossada aplicada
Esqui pronto para ser lixado
Peças de alumínio e borracha que deverão ser limpas
Massa, depois me passa o projeto que vou fazer um também, aí agente faz uma regata Juquehy-volta às ilhas da baleia!
ResponderExcluirAbraços, André.