domingo, 12 de agosto de 2012

JUNTANDO AS PARTES

Esse fim de semana comecei o trabalho de juntar as partes do casco para ter as peças inteiras para a montagem do casco do barco. Essa junção será feita com resina epoxi engrossada com um pó especial para transforma resina líquida em pasta.
Não tinha muita idéia do trabalho que teria, mas imaginei que poderia colar todos neste dia. Me enganei, não pela falta de tempo, mas pela falta de espaço para deixa-las secando. A partir desse momento as peças tomam a verdadeira dimensão do barco, que é bem grande.
Com as placas que tinha de compensado sobre os cavaletes, o apoio para montar as peças não foi suficiente. Monta-las no chão não era uma opção, já que o piso está bem irregular. Tive que improvisar com duas tábuas compridas sobre os cavaletes. Sobre elas coloquei duas chapas de compensado cortadas que tenho e parafusei-as nas tábuas. Assim fiquei com uma superfície razoável para montar ao menos algumas partes.
Consegui arranjar espaço para colar o fundo e a primeira peça das laterais do casco. Elas precisam ser coladas uma em cima da outra para que fiquem o mais idênticas possível.
Preparei a resina conforme a instrução até uma consistência de mostarda (conforme o manual). Após aplicar nas peças do fundo achei que a resina ficou um pouco grossa demais. Resolvi fazer a segunda mistura um pouco mais líquida; aí foi o meu erro.
Após aplicar na primeira lateral tudo ficou muito líquido e escorrendo. Resolvi engrossar e refazer a colagem dessa peça. Mesmo assim não engrossei o suficiente como a primeira e já veremos o resultado a seguir.
Após finalizar todo o processo de colagem coloquei pesos distribuídos sobre as peças. Agora só me restava esperar as 24h de cura.



Peças alinhadas e coladas


Cavaletes trabalhando com duas tábuas criando maior área de apoio


Hoje não pude resistir e fui conferir se as peças haviam colado direito.

Para minha surpresa e alívio todas estavam bem coladas, o que significa que a resina funciona bem. Somente a peça que apliquei a resina menos espessa tinha falhas da resina. Assim terei que na próxima semana fazer um complemento na peça para que não fiquem espaços abertos na colagem. O fundo ficou com uma colagem perfeita.
Lição aprendida.

Agora revisei meu cronograma e devo estar começando a "costurar"as peças do casco em 01/09.
Aproveitei a ajuda de Julie ( minha esposa) para colocar as peças laterais junto ao fundo do casco e ver o baco tomar forma.


Detalhe do encaixe colado


 Verificando a colagem e o alinhamento com o fundo



Uma lateral junto ao fundo


 Há luz no fim do túnel! Parece que começar a tomar forma logo mais.


Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário