Essa última velejada foi bem intensa e uma prova para Luna em ventos fortes.
Fomos velejar na Guarapiranga. A previsão de ventos era forte, 14+ nós, chegando a 17 nós nas rajadas.
Para testar a Luna nas condições de vento com segurança, montei a vela sem o pau de espicha, deixando a vela menor. Essa é a configuração da vela para ventos fortes.
Entramos na água, que aliás está com o nível cada vez mais baixo.
Vento forte, saímos em grande velocidade com as ondas vindo um pouco de lado. Como o vento estava de sudeste, mais para leste, saímos bem arribados, mas já sabia que a volta seria mais difícil contra o vento.
Fomos com bom controle do barco, que manteve bem o rumo e a vela estava adequada para a força do vento. Quando entravaram as rajadas mais fortes, eu deixei a vela abrir um pouco mantendo o equilíbrio do barco em sacrifício da velocidade.
Cruzamos a represa e chegamos ao primeiro braço na margem oposta. Lá ficamos um pouco mais abrigados do vento e aproveitamos para cambar e voltar rumo à marina.
Na volta contra o vento, voltamos um pouco mais devagar, com as ondas por estibordo levantando um um pouco de spray de água. Como o barco inclinava bem com as ondas, preferi a cada onda grande, virar o barco um pouco mais a estibordo para que as ondas não atingissem o barco na lateral, mas mais em diagonal. Isso melhorou bem a estabilidade do barco.
Ao final chegamos bem e saímos da água. Por mais que fizemos essa volta bem e em segurança, o vento muito forte não permitia desfrutar do passeio.
Levamos cerca de uma hora em nossa volta.
Em resumo foi um bom teste para ver o comportamento do barco em ventos fortes e para a tripulação experimentar uma velejada mais intensa.
O resultado foi muito bom, ganhamos confiança no barco para aventuras marítimas e em geral o barco ficou seco, entrando muito pouca água dos sprays, molhando mais a tripulação do que o próprio barco. A segurança do barco e sua estabilidade foram boas permitindo a tripulação desfrutar do serviço de bordo; sanduíches e água.
Distância: 3 milhas náuticas
Velocidade média: 2,8 nós.
Ficam duas fotos pós velejada, dia bonito e com muito vento.
Até a próxima!