sábado, 21 de março de 2015

Velejada 10 :: Primeira velejada 2015

Depois de um bom intervalo desde a última velejada, voltamos à água.

Nossa pausa se deveu a algumas questões:


  1. Reparo da cabeça do leme;
  2. Fim de ano;
  3. Viagem de férias.
Retornando ao cotidiano, logo veio a vontade de velejar e testar o reparo do leme. Buscando a opção mais rápida para velejar, o primeiro pensamento foi a Guarapiranga. Como na nossa última velejada por lá encontramos uma represa baixa e com dificuldades para entrar, esperamos que o nível subisse um pouco. Após ir um dia somente ver como estava o nível, me pareceu suficiente para voltar, e assim o fizemos no dia 22/02.

Dia bonito, sem previsão de chuva e com vento fraco. Entramos cedo, com vento NO de 4 nós. Fizemos uma ótim velejada, Luna velejando bem, navegando não muito longe da marina, manobrando bastante para velejar em várias condições e ficando na região onde havia mais vento. Aos poucos o vento foi rondado para S e ganhando força. Ao final quando voltamos, depois de 2 horas de velejada, o vento já era S com 7 à 8 nós, com muitos veleiros na água.

Com a represa já mais cheia, o prazer de velejar na Guarapiranga, aumenta. O vento sempre aparece, com rajadas para deixar qualquer velejador safo com escota numa mão e cana de leme na outra. A quantidade de veleiros na água sempre anima também. Se houvesse um pouco mais de cuidado na preservação da represa, eliminando o esgoto que é jogado na represa e se a população tivesse mais cuidado com o lixo, teríamos uma água bem mais limpa e uma represa menos assoreada.

Demorei um mês para postar, já que o blogger estava com um problema de uso. Agora tudo está normalizado. Gostaria de ir velejar agora, mas acho que isso só acontecerá semana que vêm, quando eu estiver melhor do resfriado que peguei.

Dados do GPS:

Tempo: 2h04 min.
Distância: 4,1 milhas náuticas
Velocidade média: 2 nós
Velocidade máxima: 4 nós

Abaixo deixo algumas fotos e vídeos.

Bons ventos e até a próxima!