quinta-feira, 14 de maio de 2015

Velejada 11 :: remo e vela

Mais uma velejada com Luna na Guarapiranga.

Dessa vez fomos num dia calmo, sábado 04 de abril, muito sol, um dia bem gostoso. Chegamos cedo e não havia vento. Resolvemos colocar o barco na água e remar. A represa estava um espelho e totalmente cheia. O espaço para montar o barco estava bem reduzido.
Saí remando, éramos dois no barco, eu e a Julie. O barco rende bem e sem vento e ondas nos movemos rápido pela represa. Fizemos um passeio muito gostoso curtindo o dia, o visual e o silêncio no meio da represa. Nunca havia feito um passeio remando, sempre estamos velejando e gostamos muito da experiência. O barco é muito bom no remo. Remando em um ritmo bem constante para não cansar, remamos por 1h10min e cumprimos uma distância de 2,1 milhas náuticas, o que nos deu uma velocidade média de 2 nós, de acordo com o GPS.
Voltamos para a Marina, almoçamos e descansamos um pouco. Logo depois começou a entrar um vento, um noroeste bem calmo. Ficamos naquela indecisão se montávamos a vela para uma velejada ou não. Não me aguentei e convenci a Julie a voltarmos para a água.
Vela montada, tudo pronto, saímos com esse noroeste que estava fraco, mas víamos vários veleiros na água, situação oposta de quando estávamos remando. Após uns 10 minutos na água, o vento parou totalmente. Todo o esforço de montar a vela e voltar para a água parecia ter sido em vão. Começamos a remar para voltar, quando entrou o vento de sudoeste já com uns 5 nós e aumentando e aos poucos rondando para sul. Guardamos os remos caçamos a escota e fomos embora curtindo o vento. Aos poucos o vento foi aumentado e logo já estava a 10 nós, começando a dar trabalho para velejar. Resolvemos então voltar para a Marina, afinal conseguimos curtir o vento e o cansaço da remada já pesava também. Voltamos bem e rápido e encerramos nosso dia tranquilamente com uma bela tarde.
Percurso na vela:
1,9  milhas náuticas; velocidade média 2,3 nós; velocidade máxina 4,5 nós; tempo 1h.

Até a próxima!