quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Cavalete 2 - parte 02

Dando seqüência a fabricação do segundo cavalete. Neste segundo dia de trabalho limpei e lixei as peças cortadas.
Depois fiz uma espiga de uma das travas. Desta vez foi bem mais fácil faze-la. Usando a serrote para marcar o limite do desbaste depois foi fácil desbastar com o formão. Com a plaina consegui deixar o encaixe da espiga bem mais plano que no primeiro cavalete. Depois lendo algumas revista de barcos de madeira descobri que há uma outra plaina com lâmina que se estende em toda a largura para aplainar as laterais do encaixe que batem na outra peça que recebe a espiga. Acho que essa madeira é bem mais fácil de trabalhar.

Tempo gasto: 03:00h

                        Espiga 01




Esse tipo de trabalho está servindo de treino para fazer os rebaixos necessários para dos encaixes das pranchas que compõem o casco do barco.
Pesquisei e descobri que o assunto é bem importante. Em inglês o termo é rabbet esse tipo de rebaixo. Para isso se usa uma "rabbet plane" para fazer o rebaixo. A lateral do rebaixo é feita com a shoulder plane que faz o rebaixo do "shoulder" do "rabbet".
Outro rebaixo importante na fabricação de barcos é um rebaixo com altura variável que se faz nas pontas das pranchas em seu encontro na proa do barco.
Em minha pesquisa cheguei a conclusão que a plaina mais adequada para a construção do barco, além da plaina normal, seria uma rabbet plane que se chama bullnose plane.
Aqui no Brasil, até agora, não encontrei nenhum lugar que venda esse tipo de plaina. É bem possível que tenha que importa-la.

                                              Shoulder plane - veritas  - canadense




    Bullnose plane - Stanley



     Tradicional em madeira




    Rabbet plane Stanley 92






Nenhum comentário:

Postar um comentário