domingo, 26 de agosto de 2012

LIXANDO...

Esse fim de semana lixei todas as 07 partes do casco. Além de lixar as emendas coladas aproveitei para lixar tudo com lixa 180 deixando uma aspecto mais acabado da madeira.

Tempo gasto: 03h00.

Semana que vem tudo pronto para começar a montar o casco Finalmente!!!

Até a próxima!!

 Peças prontas para receber lixamento


 Detalhe das emendas lixadas


Todas as peças finalizadas

domingo, 19 de agosto de 2012

COLAGEM PARTE 2

Ontem terminei de colar as peças do casco do barco. Dessa vez cheguei a consistência certa da resina rapidamente. Foi fácil depois da experiência anterior.
Colei as laterais do casco que faltavam e retoquei uma das laterais da semana passada que estava um pouco falha. Agora sim ficou perceptível com a resina e forte e cola muito bem a madeira.

Hoje fui conferir o resultado e está tudo ótimo. Próxima semana irei lixar as sete partes do casco. Em 15 dias espero começar a costurar o barco!!

Seguem as fotos desse fim de semana.

Até a próxima!


Peças coladas secando sobre peso



Peça retocada com a resina


Peças coladas


Detalhe do encaixe colado


domingo, 12 de agosto de 2012

JUNTANDO AS PARTES

Esse fim de semana comecei o trabalho de juntar as partes do casco para ter as peças inteiras para a montagem do casco do barco. Essa junção será feita com resina epoxi engrossada com um pó especial para transforma resina líquida em pasta.
Não tinha muita idéia do trabalho que teria, mas imaginei que poderia colar todos neste dia. Me enganei, não pela falta de tempo, mas pela falta de espaço para deixa-las secando. A partir desse momento as peças tomam a verdadeira dimensão do barco, que é bem grande.
Com as placas que tinha de compensado sobre os cavaletes, o apoio para montar as peças não foi suficiente. Monta-las no chão não era uma opção, já que o piso está bem irregular. Tive que improvisar com duas tábuas compridas sobre os cavaletes. Sobre elas coloquei duas chapas de compensado cortadas que tenho e parafusei-as nas tábuas. Assim fiquei com uma superfície razoável para montar ao menos algumas partes.
Consegui arranjar espaço para colar o fundo e a primeira peça das laterais do casco. Elas precisam ser coladas uma em cima da outra para que fiquem o mais idênticas possível.
Preparei a resina conforme a instrução até uma consistência de mostarda (conforme o manual). Após aplicar nas peças do fundo achei que a resina ficou um pouco grossa demais. Resolvi fazer a segunda mistura um pouco mais líquida; aí foi o meu erro.
Após aplicar na primeira lateral tudo ficou muito líquido e escorrendo. Resolvi engrossar e refazer a colagem dessa peça. Mesmo assim não engrossei o suficiente como a primeira e já veremos o resultado a seguir.
Após finalizar todo o processo de colagem coloquei pesos distribuídos sobre as peças. Agora só me restava esperar as 24h de cura.



Peças alinhadas e coladas


Cavaletes trabalhando com duas tábuas criando maior área de apoio


Hoje não pude resistir e fui conferir se as peças haviam colado direito.

Para minha surpresa e alívio todas estavam bem coladas, o que significa que a resina funciona bem. Somente a peça que apliquei a resina menos espessa tinha falhas da resina. Assim terei que na próxima semana fazer um complemento na peça para que não fiquem espaços abertos na colagem. O fundo ficou com uma colagem perfeita.
Lição aprendida.

Agora revisei meu cronograma e devo estar começando a "costurar"as peças do casco em 01/09.
Aproveitei a ajuda de Julie ( minha esposa) para colocar as peças laterais junto ao fundo do casco e ver o baco tomar forma.


Detalhe do encaixe colado


 Verificando a colagem e o alinhamento com o fundo



Uma lateral junto ao fundo


 Há luz no fim do túnel! Parece que começar a tomar forma logo mais.


Até a próxima!!

domingo, 5 de agosto de 2012

RESINA EPOXI

Ontem, finalmente comecei a experimentar com a resina epoxi que comprei. Foi uma experiência interessante.
Como ainda não recebi o cab-o-sil que comprei para engrossar o epoxi para colar as metades do casco, resolvi adiantar a aplicação da resina líquida nos assentos de proa e popa. Já que uma vez instalados eles ficarão inacessíveis dentro das caixas estanques de flutuação.
Comprei umas jarras com marcação de ml para fazer a mistura na proporção certa. Funcionou bem e forma uma resina bem líquida de fácil aplicação. Obviamente não sabia a quantidade necessária e acabei desperdiçando um pouco.
Apliquei nas tampas, depois colei uma camada de madeira que havia descolado do assento central.
Depois da aplicação direta reservei um pouco para fazer a mistura com serragem de madeira em pó. Cheguei a uma consistência tipo mostarda. Apliquei em alguns buracos de camadas que estavam soltas do assento central.
Esse problema surgiu com as peças feitas a partir da placa de 9mm. Aparentemente a camada externa de madeira dessa placa de compensado não aderiu bem no processo de fabricação. Como eram poucas partes retirei a madeira solta para preencher com resina engrossada com a serragem.
Tudo funcionou bem, sem grandes problemas.
Abaixo vocês podem ver as fotos.
Aproveitei o tempo que sobrou para paralelamente desmontar o esqui e lixar a parte de madeira. Precisarei comprar uma lixa mais grossa que a 80 para tirar de maneira mais efetiva o verniz velho.
Lavei as borrachas e estão em ótimo estado. As partes metálicas de alumínio receberão uma limpeza com produtos adequados. Entreguei esta missão minha esposa.
Semana que vem espero colar as metades do casco. Se tudo der certo dia 25/08 começo a costurar o casco.

Algumas fotos estão desfocadas. Tirei as fotos com o celular e a lente estava suja.
Até a próxima!!

Resina e endurecedor



Assento de proa com primeira mão de resina aplicada



 Assento de popa com primeira demão de resina



Assento central com resina engrossada aplicada


Esqui pronto para ser lixado






































Peças de alumínio e borracha que deverão ser limpas