segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Rubrails

Essa semana comecei com a colocação dos rubrails ou reforços nas laterais do casco do barco. A primeira parte foi buscar a madeira para eles. Como se trata de madeira dura e resistente, mas ao mesmo tempo flexível e com dimensões que não são padrões, acabei em uma loja de materiais de construção que tem madeira para estrutura de telhado e que cortou as peças nas dimesnões que eu necessitava. Como as madeiras nobres são cada vez mais raras e caras as madeiras que encontramos hoje para venda é o que chamam de madeira mista. Madeira mista nada mais é do que um lote de madeira nobre (resitente e flexível), mas de diversas espécies sendo ao final várias espécies juntas. São como sobras das madereiras que são juntadas e vendidas juntas. Assim que não sei bem que espécie comprei e estou pesquisando a partir de sua aparência que espécie é. De qualquer forma é bonita e a cor é clara e levemente avermelhada com fibras longas e bem homogênenas. Colocarei umas imagens da madeira.
As dimensões são 1"x 3/4"por 5,5 m. Assim Tive que pedir que cortassem e aplainassem nessas dimensões. São quatro ripas dessas dimensões.
Para cada lado do barco vão duas delas. para que elas aceitem a curva é necessário as duas ripas sobrepostas.
Após levá-las fiz um desbaste nas pontas das primeiras camadas com a plaina manual. Elas tem uma inclinação nas pontas para destacar as curva das bordas do casco.
Agora a próxima etapa será colá-las no casco que farei durante a o carnaval na próxima semana.

Seguem abaixo algumas imagens.

Até a próxima.


Foto interior com detalhe da madeiras a serem usadas como "rubrail"

Madeiras apoiadas no casco com peso para já curvarem um pouco facilitando o trablho de aplicação posterior.






Nenhum comentário:

Postar um comentário