A represa está mais baixa, o que é comum para essa época do ano. Nada que possa interferir na velejada.
Fui sozinho, entrei na água por volta do meio dia. Vento sudeste 6 a 7 nós, vento excelente para subir no contra vento até o fundo da represa e voltar arribado.
Saí em direção ao fundo da represa, velocidade média de 2 nós. Represa com bastante veleiros dia dia sol, com o vento fresco equilibrando a temperatura.
De repente o vento praticamente parou. Sem velocidade para o contra vento, dei meia volta e fui retornando devagar, mísero 1 nó.
Aos poucos o vento voltou, dessa vez mais forte chegando a 10 nós. Outra meia volta e novamente com o destino inicial, me aproximar da grande ilha dos eucaliptos, próximo ao Solo Sagrado.
Com esse vento consegui uma velocidade média de 4 nós e rapidamente cheguei ao meu objetivo. Que velejada! Jogando com meu peso mantendo o equilibrio do barco e no controle fino de vela e leme, Luna ganhou desempenho. Agora tenho claro que, diferente dos veleiros de mastreação marconi, Luna com sua vela quadrada não rende muito se aderna, sempre tem que tentar mantê-lo o mais reto possível. Não sei se é simplesmente uma questão de mastreação, ou também do formato do casco.
Após me aproximar da ilha, dei o bordo, peguei um través um pouco arribado e aí sim, Luna acelerou chegando a estáveis 5 nós, fazendo espuma na água. Ainda nao tinha visto isso, mas foi muito legal.
Depois alinhei meu rumo de volta à marina, que era com o vento mais empopado. Voltei com uma média de 4,5 nós e rapidamente estava já na aproximação final.
Sem dúvida foi a velejada que cubriu a maior distância com uma boa velocidade média depois da calmaria.
Distância: 6,7 milhas náuticas.
Velocidade máxima: 5 nós
Velocidade média total: 2,4 nós
Velocidade média após calmaria: 3,4 nós
Tempo: 2h40 min.
Deixo duas fotos do final.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário